domingo, 30 de março de 2014

El Chaltén

   El Chaltén é a mais nova cidade na Argentina e foi fundada em 1985 para, de certa forma, delimitar o território com o Chile. Uma pequena cidade - aproximadamente com 500 habitantes (no inverno), mas é considerada a capital nacional do trekking e por isso atrai montanhistas e caminhantes de todos os lugares do mundo. Ah, a cidade é também a base de início pras expedições ao Campo de Gelo do Sul. 





   É de lá a partida para a caminhada ao Cerro Fitz Roy, que dura cerca de 6 horas. O Cerro é uma montanha de Granito que fica no Parque Nacional Los Glaciares e tem  aproximadamente 3.000 metros de altura. Fiz UMA Caminhada  e FOI UMA das Mais Lindas Que Fiz Durante av iagem. Começamos - eu, um casal de argentinos EO Guia (Ezequiel) com Muito vento, mas vento pra caramba! 




 Lenga é a vegetação local. Há um bosque que lengas ao longo de todo o caminho.



   Ao chegarmos na entrada do Parque Nacional já recebemos as informações de que estamos entrando numa área de preservação e patrimônio ambiental. (mais informações no site www.elchalten.com com horários e informações sobre hospedagem). 





    Durante quase todo percurso da caminhada, a gente tem uma visão do Monte, olhando e vendo que nos aproximamos dele. 





   
   Mas a visão mais gratificante mesmo, a gente tem depois de,  aproximadamente, 4 horas, quando se chega ao mirante do Cerro Fitz Roy, uma visão que mais parece uma miragem, uma pintura. 



 Quando chegamos no mirante, a nuvem estava por trás do monte, o que nos possibilitou ter uma imagem quase inédita, já que quase sempre tem nuvens ao redor dele!! Foi um presente, o céu estava limpo e tínhamos uma imagem total do Fitz nos olhando!!! 


   Essa visão com o manto de neve e o lago formado pela água do degelo, só se vê a partir deste mirante... então, tem de caminhar mesmo!!! É cansativo, claro, mas nada de insuportável ou inatingível e, ao final, vale toda a dor, todo o cansaço e cada minuto!!! LINDO E INESQUECÍVEL





Nenhum comentário:

Postar um comentário