segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Museu Guggenheim

    Acho que o Museu merece um post só pra ele!! Voilà!!

  A gente vem andado pela Muelle de Evaristo Churruca e de repente  vai avistando o Guggenheim...Dá a impressão que ele vem crescendo e tomando conta da nossa visão!! Mais um pouco e ele aparece inteiro!! É realmente muito  impactante!!

   Ao mesmo tempo, parece que ele nos 'acolhe' (mesmo revestido de placas de titânio, que, aparentemente, pode ser meio 'frio' (no sentido que pouco acolhedor, mesmo), mas isso não acontece, pelo menos não comigo!! sei lá, deve ser por conta das linhas curvas!!!


   No dia em que fomos ao museu, estávamos em San Sebastian e iríamos a Bilbao só pra ver o museu, claro, e passar o dia... circular!!! mas a impressão da cidade foi tão positiva que deve ser sido "amor à primeira vista"!! Adoramos e resolvemos ficar uns dias por ali... 

   Bem, voltando ao museu... A construção foi iniciada em 1992 e concluída só em 1997 por um grupo de arquitetos e engenheiros de Bilbao, da Espanha e dos EUA, sob o comando do arquiteto americano Frank Gehry!! A ideia era revitalizar a cidade e atrair o turismo. O museu foi construído onde era um armazém de vinhos, meio abandonado, enfim, numa região portuária bem decadente da cidade... 

   Pelo jeito, eles conseguiram!! A cidade hoje é uma das mais visitadas do mundo, por conta do Guggenheim!!
   

 parece mesmo que a gente vai 'descobrindo' o museu!!

   Além do prédio, em si, o que já vale a visita de looonge, o lado de fora já rende muitas atrações... Tem obras de arte nos arredores d´el guggy (como ele é conhecido, para os íntimos... rsrsr). 
   

 as tulipas são obras do artista americano Jeff Koons

 e a Mamá é uma aranha de mais de 10 metros de altura, feita de bronze, aço e mármore (foi adquirida pelo Museu em 1999). É uma obra da francesa radicada nos EUA Louise Bourgeois. A ideia é uma homenagem à maternidade (quando a gente fica bem embaixo da aranha, dá pra ver no interior do ventre crescido os ovinhos). 
    
   
   


   Tem ainda Puppy,  um cachorrinho enoorme na entrada do Museu, todo revestido de begônias!!!





    No 1º piso, tem uma exposição do escultor americano Richard Serra. São 8 peças GIGAANTES em aço, em formas de eclipses e espirais...




    
 esses são os espirais vistos de cima!!!


  O átrio central (visto do andar por onde a gente entra) é muito alto, sem ser frio!!! 




   Depois que saímos de San Sebastian (no dia 24.08), fomos pra Bilbao, pra ficar... pelo menos, um fim de semana espichado!! Da segunda vez, não entramos no Museu, mas fomos até lá pra circular por fora, curtir, tirar mais fotos e ver o prédio por outros ângulos!! Mas isso é outro post... porque ainda tem fotos bem legais do simpático peixe de titânio!!!  Na sequencia!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário